O que é a periodontite?

A Periodontite é uma doença inflamatória dos tecidos periodontais que pode resultar na perda gradual do dente e das estruturas de suporte.

Causa da periodontite

As bactérias e respectivas toxinas podem proliferar e causar o surgimento de placas bacterianas. Se a placa não for removida através de uma boa higiene bucal, temos o aparecimento de tártaros causado por depósitos minerais. O uso de uma escova de dentes normal não é mais suficiente; para remover os depósitos é necessária uma limpeza feita por um dentista ou profissional do ramo. Se for deixado tártaro, o processo inflamatório pode continuar a desenvolver-se.

Leia abaixo sobre os diferentes estágios da periodontite. Observe que somente alguns pacientes têm estes sintomas avançados da doença inflamatória. Consulte sempre seu dentista, caso não tenha certeza das condições de suas gengivas.

Fases da periodontite

Nas fases avançadas da periodontite, as fibras e o osso do maxilar que seguram os dentes atrofiam. Isto resulta no amolecimento dos dentes e, na pior das hipóteses, a perda dos mesmo.

  • 1. Leve A placa acumula-se no dente, à margem da gengiva. A gengiva fica inflamada e começa a sangrar.
  • 2. Moderada A margem da gengiva solta-se do dente, as bactérias multiplicam-se, a placa adere ao tártaro e o osso adjacente atrofia.
  • 3. Severa A gengiva atrofia. O osso do maxilar e as fibras do dente continuam a atrofiar, o dente amolece e pode cair.

As fases de tratamento da periodontite incluem uma terapia inicial e uma terapia regenerativa.

Tratamento com terapia inicial

A doença inflamatória é tratada primeiro com uma limpeza dos dentes, feita por um profissional da área e através de instruções ao paciente de como fazer uma higiene oral. Após a terapia inicial, o grau de inflamação dos tecidos orais é reduzido. Se o tratamento inicial não for suficiente, será necessário um tratamento cirúrgico adicional com limpeza.

Tratamento regenerativo

O objetivo da regeneração consiste na renovação e restauração completa da estrutura e função do tecido perdido. Um produto regenerativo da Straumann® pode ajudar na regeneração dos tecidos periodontais duros e moles. O tratamento regenerativo pode resultar numa nova, sólida e funcional fixação ao osso e ao tecido mole.

Cuidados posteriores ao tratamento

O processo de regeneração e cicatrização com os produtos Straumann® deve prosseguir o mais tranquilo possível. O seu dentista pode aconselhá-lo melhor sobre as medidas que devem ser tomadas após o tratamento. Abaixo temos algumas recomendações gerais para garantir uma cicatrização tranquila.

Estas informações não substituem os check-ups e as visitas regulares para o acompanhamento do tratamento. De qualquer maneira, siga as instruções do seu dentista.

Algumas recomendações para uma cicatrização tranquila:
  • Use um produto de higiene oral antibacteriana
  • Evite nicotina, café e chá preto
  • Evite mastigar sobre a área tratada
  • Evite alimentos sólidos e difícies de mastigar
  • Não limpe a área tratada com escova de dentes; faça limpezas profissionais, caso sejam programadas pelo seu dentista

* Como em qualquer intervenção cirúrgica estão patentes possíveis riscos, os pacientes devem sempre consultar um dentista para avaliar se um tratamento regenerativo é uma opção para o seu caso.