O que é um implante dentário?

Uma raiz artificial que atua como uma raiz natural

Quando falta um dente e respetiva raiz, a solução a longo prazo para um funcionamento natural é um implante dentário e uma coroa criada à medida.

 

1 2 3 4 5

Acima dos implantes dentários

Um implante dentário é um pilar pequeno mas resistente, fabricado em metais ou produtos cerâmicos biocompatíveis. Sob anestesia local, é inserido no osso maxilar em substituição da raiz em falta e atua como um alicerce para o dente.

A fase de cicatrização1 demora de 6 a 12 semanas, dependendo da situação clínica individual. Durante este período, o implante liga-se firmemente ao osso maxilar - um processo designado por "integração óssea". Uma vez cicatrizada, esta raiz artificial atua como alicerce para a fixação de coroas individuais, pontes multidente ou uma prótese dentária completa.

Materiais e superfícies dos implantes Straumann

O titânio (comercialmente puro) é um metal biocompatível, não tóxico e bem tolerado pelo organismo.  As suas muitas aplicações médicas incluem a criação de dispositivos cirúrgicos e implantes, situações em que a sua elevada resistência e baixo peso constituem fatores de preferência.

Uma das suas aplicações médicas mais importantes é a criação de implantes. Os implantes fabricados em titânio demonstraram ligar-se muito bem ao osso natural e podem durar décadas.

Roxolid®2 é um material inovador da Straumann, especificamente desenvolvido para utilização em implantologia dentária. Trata-se de uma liga de titânio-zircónio, mais resistente do que o titânio puro, com excelentes propriedades de integração óssea - uma combinação que é única no mercado dos implantes dentários.

A cerâmica

A cerâmica constitui uma alternativa não metálica aos implantes de titânio ou Roxolid®. A Straumann dispõe dos implantes Straumann® PURE Ceramic, um implante cor de marfim fabricado a partir de cerâmica de óxido de zircónio.

Straumann® SLActive®

A Straumann® SLActive® 3 é uma superfície de implante clinicamente comprovada, concebida para reduzir para metade o tempo de cicatrização, após a inserção, sem comprometer a regeneração.

1 É possível obter períodos de cicatrização reduzidos com a superfície SLActive®. 2 Lista da literatura científica: www.straumann.com/roxolidref  3  Lista da literatura científica: www.straumann.com/slactiveref