Perguntas frequentes sobre soluções com implantes dentários da Straumann

1 2 3 4 5

A terapia com implantes é uma solução cara?

Contrariamente ao que possa pensar, as dentaduras convencionais nem sempre constituem a solução mais económica.

O esboço inicial para o tratamento com implantes varia consoante a complexidade do caso: quantos implantes são necessários e é preciso proceder a aumento ósseo? Outros fatores a ter em conta incluem a cirurgia em si, o trabalho de laboratório, a prótese e os honorários do dentista e do técnico de laboratório.

Apenas é possível elaborar um orçamento depois de considerados todos estes aspetos e, em algumas situações, os implantes dentários podem revelar-se mais económicos a longo prazo.

Existem riscos ao colocar implantes?

A terapia por implante não constitui uma abordagem experimental, pelo contrário, é uma técnica de medicina dentária bem comprovada e avançada, cientificamente testada e utilizada há décadas por dentistas e cirurgiões qualificados em todo o mundo.

Contudo, dependendo das condições médicas e de outra índole de cada paciente, os potenciais fatores de risco podem variar. Uma má higiene oral ou a cicatrização incompleta da ferida devido a condições pré-existentes (por exemplo, diabetes e osteoporose) podem reduzir a probabilidade de o implante permanecer no lugar.

Uma vez que todos os procedimentos cirúrgicos acarretam potenciais riscos, o seu dentista avaliará se os implantes representam uma opção para o seu caso.

A cirurgia é dolorosa?

Regra geral, os implantes dentários são inseridos sob anestesia local, de modo a minimizar o desconforto durante a operação. Caso tenha dúvidas relativamente ao estado do local de implantação após o procedimento, não deve hesitar em contactar o seu dentista.

Existem dados sobre o nível de satisfação das pessoas com implantes?

De acordo com uma sondagem realizada junto de 10 000 pacientes na Alemanha (Riegl Survey 6), 66% dos inquiridos revelaram estar “extremamente satisfeitos” com as respetivas restaurações implanto-suportadas e 31% indicaram estar “satisfeitos”. Dos pacientes com restaurações convencionais, apenas 42% indicaram estar “extremamente satisfeitos” e 44% referiram estar geralmente satisfeitos.

Existe algum limite de idade para a terapia com implantes?

A partir do momento em que o maxilar tenha parado de crescer é possível inserir implantes. Por conseguinte, em pacientes jovens, os implantes dentários apenas podem ser utilizados a partir do momento que os seus ossos maxilares estejam completamente desenvolvidos. No outro extremo da escala, não existe limite de idade, desde que o paciente não apresente quaisquer fatores de risco médico significativos. Isto será avaliado pelo dentista.

A cerâmica é “melhor” do que o titânio?

O titânio é um metal biocompatível, o que significa que não é tóxico e é bem tolerado pelo organismo. Os implantes feitos de titânio demonstraram ligar-se bastante bem ao osso natural, e este material é utilizado há décadas na indústria de dispositivos médicos. Até à data, não existe nenhum caso documentado de reação alérgica ao titânio. Graças a estas propriedades, os implantes dentários de titânio podem durar décadas.

No entanto, existe uma opção caso pretenda uma alternativa não metálica: o implante de cerâmica Straumann® PURE Ceramic é fabricado a partir de material cerâmico de elevada resistência e concebido para obter o máximo desempenho funcional e estético. Em casos de gengivas finas ou atrofiadas, este implante não apresenta reflexos cintilantes, dado ter a cor de um dente natural.

E se eu tiver de substituir um implante ou um componente?

As nossas subsidiárias e representantes estão presentes em mais de 70 países do mundo, fornecendo aos dentistas componentes originais Straumann.

O programa Straumann® Classic representa uma garantia de disponibilidade, pois cuidamos de milhões de pacientes de todo o mundo a quem tinham sido colocados implantes Straumann® com componentes protéticos originais Straumann®.

Ao disponibilizar componentes protéticos compatíveis para todos os nossos implantes fabricados desde 1974, garantimos que os pacientes podem relaxar quando chega a altura de repetir restaurações.

Quanto tempo tenho de esperar pela minha restauração final?

Depois de o seu implante ser inserido cirurgicamente, o processo de ligação (integração óssea) demora cerca de seis a oito semanas até que os tecidos moles se regenerem e o implante fique fundido com o osso.

Nesta altura, o implante atinge a estabilidade necessária para poder suportar peso, tal como um dente natural. Como sempre, os períodos de cicatrização podem variar consoante as condições individuais e a indicação.

O que distingue o Straumann® Dental Implant System?

Desde 1974 que investigamos, desenvolvemos e fabricamos implantes dentários, tendo sido colocados até à data mais de 14 milhões desses implantes nos nossos pacientes. Com engenharia de precisão suíça e excelência clínica, o Straumann® Dental Implant System conquistou a confiança mundial e é um dos sistemas melhor documentados, com mais de 30 anos de extensas evidências científicas e clínicas, sendo apoiado por mais de 1000 publicações científicas.1

1 De acordo com a consulta à base de dados PUBMED "Implante dentário Straumann OU Implante dentário ITI", foram obtidos 733 resultados até 6 de outubro de 2014 - sendo a primeira entrada "Schroeder A. et al.: The accumulation of osteocementum around a dental implant under physical loading, 1978.”

Tratamento de um único dente com solução implanto-suportada