Procedimento de tratamento – cinco passos para um novo sorriso

Um diagnóstico minucioso, a consulta individual e o tratamento dentário competente constituem os marcos fundamentais para a implantação dentária bem-sucedida.

Passo 1: diagnóstico e tomada de decisão

Após reunir todas as informações por via de radiografias orais, o dentista avalia as opções de tratamento disponíveis para o seu caso.

As vantagens e desvantagens das várias soluções são abertamente discutidas, por forma a que fique bem informado sobre todos os aspetos do procedimento antes de tomar uma decisão.

Osso suficiente: um pré-requisito essencial

Deve existir osso suficiente por forma a que a implantação possa avançar. Há pacientes que têm pouco osso e requerem aumento ósseo, por exemplo, em situações de falta de um dente há muito tempo e em que o maxilar já regrediu.

Passo 2: implantação – o implante é fixo no seu maxilar

O dentista cria um “leito” adequado no osso maxilar, no qual o implante é em seguida inserido, normalmente sob anestesia local.

Consoante o caso individual, pode ser aplicada uma restauração temporária no implante durante a fase de cicatrização.

Isto permite-lhe desfrutar de um sorriso de aspeto natural logo no início do processo.

Passo 3: fase de cicatrização – o implante liga-se ao seu osso

Até que o implante fique firmemente fixo ao osso maxilar, é de esperar uma fase de cicatrização, que pode durar de seis semanas a alguns meses1. Cada caso é um caso.

Ao fim de cerca de uma semana, os pontos são retirados. Uma higiene oral diligente constitui agora um fator vital para o sucesso da cicatrização.

Passo 4: o seu novo dente é produzido no laboratório dentário

À medida que o implante se liga ao osso durante a fase de cicatrização, o seu dentista e respetivo laboratório dentário com quem trabalha procedem à criação do seu dente personalizado. Este será inserido uma vez concluída a fase de cicatrização.

Passo 5: colocação da restauração final

A sua restauração final é ligada ao implante, permitindo-lhe sorrir livremente, morder e mastigar como dantes. 


1 A superfície de implante SLActive® reduz o período de cicatrização significativamente.  2 Lista da literatura científica: www.straumann.com/slactiveref

Tratamento de um único dente com solução implanto-suportada

Restauração fixa com 4 a 6 implantes, todos retos

Dentadura removível com ligação retentivo